Seia


A Feira do Queijo Serra da Estrela, em Seia, é inaugurada este sábado, 2 de Março, pelas 10.00 horas, no Mercado Municipal, com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.
O certame aposta na “valorização e promoção dos produtos tradicionais, elencando costumes e as produções locais numa mostra diversificada, imbuída em tradição e inovação”.
Nesta Feira, que promove o queijo Serra da Estrela, também é possível encontrar o pão, vinho do Dão sub-região da Serra da Estrela, enchidos, mel Serra da Estrela, bem como mostras de lã/burel e artesanato da região.
O mercado do queijo e dos produtos endógenos volta a assumir o núcleo central da feira. A área circundante será ocupada pelo artesanato, através de uma mostra da Associação de Artesãos da Serra da Estrela.
Na entrada da Feira estará instalada a Quinta do Pastor, um espaço pedagógico que irá apresentar a ovelha Bordaleira da Serra da Estrela. Esta iniciativa, em que haverá demonstrações da ordenha da ovelha, é concebida em parceria com a ANCOSE - Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela.
No local estará ainda instalada uma pequena horta, desenvolvida pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, com culturas hortícolas.
A Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela também vai mostrar o Cão Serra da Estrela, durante os dias do evento.
O Centro de Recolha Oficial de Cães e Gatos (Canil/Gatil) Municipal promoverá a habitual campanha de adopção de animais de companhia.
Em colaboração com a restauração do concelho estão previstos momentos de cozinha ao vivo, onde serão confeccionadas receitas associadas à actividade da pastorícia. Os sabores tradicionais também poderão ser degustados nas tasquinhas de ‘comes e bebes’, asseguradas pelo associativismo local.
O programa também integra um desfile de moda com expositores presentes na feira, em que se destacam as capas de burel, acessórios tradicionais e calçado artesanal.
Haverá ainda um workshop de harmonização de queijos da Serra da Estrela com os Vinhos do Dão – “Casamento Perfeito”, promovido pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria / IPG, com o Chef Paulo Cardoso, da Casa da Ínsua.
Na segunda-feira, 4 de Março, terá lugar a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia e no dia seguinte haverá produção de enchido ao vivo. O programa de animação da Feira assenta fundamentalmente na riqueza e diversidade do movimento associativo do concelho (bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos).
Paralelamente a feira acolhe a XVII Exposição de Fotografia de Ambiente do CISE, este ano com o tema “Então…e as ovelhas?”, e a exposição “A Ovelha e o Cão Serra da Estrela – 1º Concurso de Artesanato”, organizada pela Associação de Artesãos da Serra da Estrela, em parceria com a Associação de Arte e Imagem de Seia.
A 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela, em Seia, decorre entre 2 e 5 de Março.