Seia


Milhares de pessoas passaram pela Feira do Queijo Serra da Estrela que decorreu em Seia, de 23 a 25 de Abril. Três dias em que os participantes puderam presenciar e vivenciar a ruralidade das tradições, usos e costumes que existem em torno do queijo e das suas gentes.
Além do mercado, a Feira do Queijo Serra da Estrela apresentou uma grande variedade de artesanato, uma recriação da Quinta do Pastor, onde se incluiu uma horta pedagógica, mostras do Cão Serra da Estrela e da Ovelha Serra da Estrela, e tasquinhas, espaços para degustar petiscos e pratos típicos.
A Feira do Queijo foi um convite para saborear os produtos regionais, onde o Queijo Serra da Estrela assumiu maior protagonismo juntamente com o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel.
A variedade da mostra de artesanato tradicional e a recriação da Quinta do Pastor, onde se inclui uma horta pedagógica, mostras do Cão Serra da Estrela e da Ovelha Serra da Estrela foram outros factores de atracção.
O evento também integrou momentos musicais proporcionados pelas associações e colectividades do concelho de Seia que enriqueceram e engrandeceram a Feira do Queijo.
A Cozinha ao Vivo com o Chef Rui Cerveira (ESTH/IPG) apresentou a receita da Açorda de Primavera com crocante de queijo da serra, inspirado nos segredos da cozinha serrana.
Passaram pelo certame, entre outros, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, o Rancho Folclórico de Paranhos da Beira, a Banda Academia de Santa Cecília, o Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Academia sénior, o Grupo de Concertinas da Folgosa da Madalena, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de São Romão, da Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, o Rancho Folclórico de Seia
“Um programa repleto de momentos musicais locais, animação, cozinha ao vivo, mostra de artesanato e de animais da quinta, onde o queijo e os sabores regionais foram os anfitriões”, adiantou o Municipio de Seia, que organizou o evento em colaboração com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela (Licrase), a ANCOSE, a Estrelacoop, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), contando com o apoio do Turismo Centro de Portugal e o patrocínio do Crédito Agrícola Serra da Estrela.