Seia


A Feira do Queijo de Seia, que anualmente decorre no Carnaval e que este ano foi adiada devido à pandemia, vai acontecer, excepcionalmente, por altura da Páscoa, de 23 a 25 de Abril.
A feira dedicada à ampla promoção do Queijo, uma das mais antigas da região, vai ter lugar, como é habitual, no Mercado Municipal e área envolvente.
Para este certame, o município de Seia está a convidar todos os produtores (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas). Ao queijo associam-se outros produtos com forte expressão regional, como o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel, bem como o artesanato, lã Serra da Estrela, ovinos, e o cão Serra da Estrela.
A 45ª edição terá a duração de três, mantendo a aposta na promoção dos sabores regionais e respectivo programa de animação. O programa prevê a recriação da Quinta do Pastor, as mostras do Cão Serra da Estrela, as demonstrações culinárias, a feitura do enchido e do Maior Queijo de Ovelha de Seia, o concurso de ovelha e a música e folclore tradicional, a cargo das associações e colectividades locais.
As inscrições para a participação na feira, que é uma imagem de marca do município e da região, estão abertas até ao dia 28 de Março de 2022.
A Feira do Queijo é promovida pelo Município de Seia, em estreita parceria com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a Associação Nacional Criadores Ovinos Serra da Estrela, a Liga dos Amigos e Criadores do Cão Serra da Estrela, a Estrelacoop e a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha.