Seia


A Câmara Municipal de Seia vai realizar no próximo fim-de-semana, nos dias 14 e 15 de Fevereiro, mais uma edição da Feira do Queijo, uma festa dedicada à promoção do queijo Serra da Estrela e dos produtos endógenos do concelho.
O certame, à semelhança do que é habitual, vai ter lugar no Mercado Municipal e na área envolvente. O mercado do queijo e dos produtos endógenos voltará a assumir o núcleo central da feira, tendo para o efeito a autarquia endereçado convite a todos os produtores de queijo (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas) e de produtos regionais de reconhecido valor, como o pão, o vinho do Dão, os enchidos, a lã e o mel, este último através da Associação de Apicultores da Serra da Estrela. A Ancose - Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, a Licrase e a Confraria do Cão Serra da Estrela são outros dos parceiros do evento, naquela que será uma recriação de uma quinta do Pastor, onde não faltarão os animais da quinta e os produtos da terra. A animação também será uma importante componente da festa de homenagem aos pastores e às queijeiras, que será promovida em estreita colaboração com as bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e outros grupos de música tradicional do Município.
O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, disse ao Jornal A Guarda que o queijo da Serra da Estrela é o rei dos produtos que vão estar expostos em Seia durante os dois dias. Lembrou que no ano passado a autarquia voltou a promover a Feira do Queijo após três anos em que o certame foi realizado, em rotatividade com os concelhos de Gouveia e de Fornos de Algodres, no âmbito da então Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela. “Para além do queijo, é a festa do pastor, mas é também a festa de outros produtos endógenos daquela região que a diferenciam como sejam os enchidos, o pão, o cabrito e o vinho”, apontou o autarca. E acrescentou: “Aquilo que vai acontecer em termos da Feira é fazer o casamento em torno destes mesmos produtos e, por isso, é nosso desejo que a marca Serra da Estrela saia reforçada do contexto deste evento e, acima de tudo, incentivar e dar a conhecer aquilo que é o produto queijo da Serra e também procurar aqui ou ali a sua amplitude relativamente à questão da certificação”. Carlos Filipe Camelo adiantou ainda que nos dois dias do certame Seia espera acolher “um leque vasto” de forasteiros.