Seia


No Museu Natural da Electricidade, em Seia, está patente ao público, até ao dia 30 de Abril de 2016, a instalação artística/exposição fotográfica título “(es)passos de memória”, da autoria de Filipa Pais.
A exposição tem como objectivo central gerar uma reflexão sobre o “abandono” de dois importantes pólos económicos da região da Beira, situados no concelho de Nelas: a Companhia Portuguesa de Fornos Eléctricos e as Minas da Urgeiriça. A instalação, integrada no Mestrado de Arte, Design e Multimédia, do Instituto Politécnico de Viseu, reúne manifestações artísticas versando a vertente “site specific” (criadas para um local específico) em que testemunhos e memórias procuram abrir “portas” para um passado relativamente recente. O primeiro delineamento do trabalho criativo teve início em 2013 e esteve patente no Antigo Posto de Transformação das Minas da Urgeiriça, em Canas de Senhorim, em 2014. Essa primeira edição contou com a colaboração dos habitantes das Minas da Urgeiriça, de Canas de Senhorim e de Nelas que cederam e partilharam memórias e fotografias que narram factos da realidade sociocultural desses lugares durante o século XX.
A autora trabalhou neste projecto respeitando o conceito de arte participativa e de intervenção social, alertando para a destruição do património técnico e industrial associado às empresas “retratadas”.