Seia


O Museu Natural da Electricidade está a promover desde ontem, 18 de Maio e até ao dia 30 de Maio, uma exposição de rua, na vila de São Romão, no concelho de Seia, em associação ao Dia Internacional dos Museus, que este ano tem como tema “O Poder dos Museus”.
Sob o título “Pelos Meandros do Imaterial”, São Romão recebe neste período uma mostra fotográfica, centrada nas vivências e memórias desta vila serrana com o património industrial, religioso e natural. A exposição é constituída por um conjunto de fotografias, da Fototeca Municipal e de Mário Novais (acervo à guarda da Fundação Calouste Gulbenkian), sendo complementada com textos de lendas locais.
A mostra fotográfica está em exposição na zona de maior actividade económica de São Romão e é dinamizada em colaboração com o comércio local, principais intervenientes na recolha e colocação diária das fotografias no espaço público.
O Museu Natural da Electricidade foi inaugurado em 2011 e está situado na Senhora do Desterro – São Romão, a 800 metros de altitude. Este espaço museológico nasceu a partir da centenária Central da Senhora do Desterro, e pretende divulgar o património tecnológico, natural, social e cultural associado à produção de energia eléctrica em Portugal, de 1909 até à actualidade.
O Município de Seia também assinalou o Dia Internacional dos Museus com a entrada gratuita Museu Natural da Electricidade e no Museu do Brinquedo.
Localizado no centro da cidade de Seia, o Museu do Brinquedo foi inaugurado em 2002 e apresenta uma colectânea de cerca de 10 000 brinquedos de Portugal e do mundo. O museu apela à fantasia das crianças e favorece, nos mais idosos, o “regresso” aos tempos felizes da infância.