São Romão | Seia


A celebração do Dia Municipal do Bombeiro, instituído em 2017 pela Câmara Municipal de Seia, decorreu, no dia 19 de Maio, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Romão. As cerimónias foram marcadas pela entrega de equipamentos às três associações humanitárias do Concelho: Seia, São Romão e Loriga.
A Câmara Municipal de Seia apontou como prioridade, o apoio às associações de Bombeiros do Concelho, através da modernização de infra-estruturas, do parque automóvel e material técnico-operacional e do reforço dos recursos humanos e materiais do município, de modo a que os bombeiros possam desempenhar, com maior sucesso e em melhores condições de segurança, a sua muito nobre missão.
O Presidente da autarquia, Filipe Camelo, referiu que o momento é de alavancar sinergias em várias áreas, tais como a maior interacção entre os Corpos de Bombeiros, a aproximação dos bombeiros às populações, a valorização da credibilidade do sector e a partilha de recursos, pois com uma estrutura articulada, a tarefa de socorro é mais facilitada.
Filipe Camelo considerou positivas algumas das medidas que o Governo tem vindo a lançar no sector florestal, mas defendeu que é preciso ir mais longe, nomeadamente no que se refere decisão de regionalizar as medidas florestais.
O autarca de Seia pediu um enquadramento especificamente dirigido para as áreas protegidas, concretamente para a serra da Estrela, um dos principais destinos turísticos do País, que precisa urgentemente de um plano de reflorestação, sobretudo nas áreas ardidas sem possibilidade de regeneração natural.
O Serviço Municipal de Protecção Civil de Seia conta com uma equipa de sapadores florestais, duas equipas de intervenção, uma equipa de identificação e análise de situação de risco, e dois técnicos.
A sessão foi presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, que também visitou trabalhos desenvolvidos no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.