Seia


O edifício da Biblioteca Municipal de Seia vai ser requalificado, no âmbito do Plano de Acção de Reabilitação Urbana do PEDU SEIA 2020 (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano). O investimento global da obra, adjudicada à empresa Edibeiras, ultrapassa os 160 mil euros.
A obra vai ter início durante o mês de Março e tem um prazo de execução de meio ano.
Tendo em vista a transferência do acervo bibliográfico e do espólio, a biblioteca está encerrada ao público, sendo que são assegurados os serviços mínimos. No decorrer das obras, os serviços de leitura de presença e consulta (jornais, revistas…) e de empréstimo serão assegurados na antiga livraria municipal (localizado no largo do Município), e os serviços de gestão, animação e apoio às escolas acontecem a partir da Casa Municipal da Cultura.
A intervenção no edifício da biblioteca compreende a reabilitação das características construtivas do edifício, pelo grau de degradação que actualmente apresenta ao nível da estrutura, cobertura, fachadas e infra-estruturas (rede eléctrica, telecomunicações, águas e esgotos), introduzindo modificações pontuais na organização interior dos espaços, tendo em vista melhorar as condições funcionais para a dinamização de actividades do livro e da leitura, das artes plásticas e performativas.