Seia


O CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela abre as suas portas à comunidade, este sábado, dia 23 de Novembro.
As visitas guiadas às salas de exposições acontecem às 10.30, às 14.30 e às 16.00 horas e são o ponto de partida para conhecer a mais alta cadeia montanhosa do continente português.
A viagem à serra da Estrela tem início na sala de exposições permanente, alusiva ao espaço e ao território, onde são apresentados, de forma atractiva em diferentes suportes expositivos, diversas áreas do conhecimento que integram aspectos científicos, didácticos e lúdicos, relativos ao planeta Terra, à região Centro de Portugal e à serra da Estrela.
Na sala Património e Natureza, actualmente dedicada às “Lagoas da Estrela – água, energia e biodiversidade”, é retratada a biodiversidade associada às lagoas naturais e artificiais e cursos de água na área de influência do Sistema Hidroeléctrico da Serra da Estrela (SHSE), destacando a singularidade da biodiversidade de invertebrados que ocorrem na área e dando a conhecer o processo de produção de energia, a sua relevância actual e histórica, promovendo a reflexão sobre o uso racional da energia e dos impactos das actividades humanas sobre o ambiente e a biodiversidade.
O programa contempla também, às 15.00 horas, a entrega dos prémios do concurso de XVI Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE – Património Ambiental da Serra da Estrela.
Uma hora mais tarde, Fernando Correia, docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e especialista em Ilustração Científica (IC) e Comunicação Científica visual, partilhará a sua perspectiva sobre a Ilustração Científica - janelas para a natureza e a ciência.