Seia


Debater e reflectir sobre as vivências e mudanças na vida das famílias é o principal objectivo da iniciativa Conversas InterMunicipais, que vai decorrer em Seia, no dia 30 de Setembro.
O encontro “Pelos Territórios das Famílias” está integrado na programação da 14.ª edição do evento ExpoSocial e decorre na Casa Municipal da Cultura.
O encontro é dirigido não só a técnicos e dirigentes, mas também aos cidadãos de todos os municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.
Presididas por Filipe Camelo, Presidente do Município de Seia, e por Jacinto Dias, Director do Centro Distrital da Segurança Social da Guarda, as Conversas Intermunicipais começam às 9.00 horas e contam com a participação de especialistas com larga experiência profissional na intervenção com famílias.
A primeira sessão tem como oradoras convidadas Madalena Alarcão, professora associada da Universidade de Coimbra, e Ana Teresa Prata, pedopsiquiatra, sendo moderada por Francisca Magano, da UNICEF Portugal, onde irão abordar o tema “Na hora de pôr a mesa quantos somos”.
Segue-se a sessão plenária dedicada à temática “Família(s), um palco para relações”, onde participam o juiz desembargador Paulo Guerra, também Director-Adjunto do Centro de Estudos Judiciários, e o Director do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde da Guarda, António Gomes, com a moderação de Filomena Freitas, assistente social do Hospital Pediátrico de Coimbra.
A partir das 14.30 horas decorrem as sessões paralelas “Em cada divisão uma partilha”. Diamantino Santos e Anabela Fazendeiro, ambos psicólogos clínicos e terapeutas familiares, dedicam a sessão à temática “Metodologias colaborativas com famílias”. Hélio Bento Ferreira, coordenador regional da CNPDPCJ, dinamiza a sessão “Papéis e/ou desafios das crianças e jovens”, onde a socióloga Cátia Azevedo assume o papel de relatora. A “Qualidade de Vida e Bem-estar dos Cidadãos” serve de mote para a sessão promovida por Sara Santos, Spa Manager, com o relato da psicóloga clínica Carla Costa.