Seia


O Município de Seia e a Associação de Arte e Imagem de Seia subscreveram, no dia 3 de Novembro, um protocolo de cooperação, que prevê a atribuição de um apoio financeiro anual, entre 2022 e 2025, que permitirá a realização de actividades culturais, artísticas e recreativas com prioridade para a promoção e divulgação da cultura e workshops na comunidade. De acordo com a autarquia “a criação desta plataforma de cooperação contribuirá não só para uma programação cultural mais integradora, como também para uma oferta cultural mais democratizada e descentralizada, em complemento à agenda do Município”.
O documento estabelece as bases de cooperação cultural, educativa e recreativa entre as partes, nomeadamente, no desenvolvimento de iniciativas que envolvam, especialmente a comunidade, das quais se destacam ciclos de cinema, o Festival ARTIS, exposições e várias propostas nas áreas da música, literatura, fotografia, artes plásticas e teatro, entre outras.
O Presidente da Câmara Municipal de Seia disse que a criação desta plataforma de cooperação “contribuirá não só para uma programação cultural mais integradora, como também para uma oferta cultural mais democratizada e descentralizada, ao encontro das freguesias do Concelho, aproximando a cultura das pessoas, consolidando e afirmando Seia como um polo produtor e difusor de talento, arte e cultura”.
Luciano Ribeiro recorda que Seia tem vindo a apresentar uma agenda cultural intensa e que a estratégia passa por continuar a inovar na diversidade, através da renovação do leque de actividades habitualmente desenvolvidas pelo município.
Numa altura em que o município se encontra a ultimar o plano de actividades para 2023, o autarca adianta que “o objectivo é o da democratização cultural, com uma gestão cultural participada pelos cidadãos e pelos agentes culturais do concelho, garantindo uma diversidade de conteúdos apoiada em iniciativas locais, intercalada com o que de melhor se faz no país e no mundo”.