Seia


A Câmara de Seia aprovou uma verba de 30 mil euros destinada às bolsas de estudo para alunos do concelho, com menores recursos económicos, que frequentem o ensino superior.
A proposta foi aprovada, na reunião do dia 14 de Outubro, por unanimidade, ao abrigo do novo Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior, e contempla um total de 30 bolsas, de 1.000 euros cada.
Das 30 bolsas destinadas para o ano lectivo 2022/23, 18 são para alunos que frequentem os cursos de licenciatura e/ou licenciatura com mestrado integrado, e 5 para alunos de mestrado, ambos com frequência em estabelecimentos de ensino superior fora do concelho. As restantes candidaturas são reservadas a alunos de cursos técnicos superiores profissionais, 2 vagas, e 5 a estudantes de licenciatura na Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia0.
Podem candidatar-se a este apoio, alunos com frequência em cursos devidamente homologados, residentes e recenseados no concelho, há mais de três anos, com idade igual ou inferior a 25 anos.
As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de Outubro e deverão ser entregues no edifício do Elo Comum (junto ao Centro de Emprego).
O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, disse que com esta medida, e tendo em conta as dificuldades sentidas pelas famílias, a autarquia pretende propiciar aos jovens do concelho igualdade de oportunidades e estimular o acesso à formação superior. Adiantou ainda que a Câmara assume, por esta via, o seu papel de parceiro no processo de formação, pela importância que o mesmo representa, pois o desenvolvimento do território só será possível com jovens qualificados.