Seia


A Câmara de Seia aprovou, na última reunião do executivo, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2019, no valor global de 24.939.951,00 euros.
“Vivemos um momento marcante”, começou por dizer o Presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, atribuindo o crescimento orçamental à eficaz gestão financeira levada a cabo nos últimos anos, marcados pela execução do Plano de Reequilíbrio Financeiro e do Programa de Apoio à Economia Local, que se extinguem com a operação recente de substituição da dívida para a banca em condições muito mais atractivas, que gera uma poupança de cerca de 5,7 milhões de euros.
“Esta nova realidade dá maior capacitação ao Município não só no plano financeiro, mas também operacional, libertando a autarquia de alguns condicionalismos, como a maximização das taxas, pese embora o Município se mantenha ainda em desequilíbrio estrutural, pois ainda não atingiu um rácio abaixo de 1,25% (média das receitas correntes dos últimos 3 anos), o que obriga a um caminho cauteloso, que deve continuar a assentar na selectividade do investimento”, concluiu.
Nestas circunstâncias, “abre-se um novo momento para o Município”, com novas perspectivas de desenvolvimento e incentivos à dinâmica económica, frisou Filipe Camelo, ao anunciar uma previsível redução da receita dos impostos municipais (IMI e derrama) para o próximo ano.
O documento, que define as linhas fundamentais de orientação da Câmara Municipal de Seia, representa um novo ciclo de investimento público de elevada volumetria financeira, que advém das candidaturas apresentadas ao Portugal 2020, nomeadamente através da execução do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) na cidade, assim como no âmbito do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Este pacote de intervenções representa um crescimento de 19,6% dos compromissos plurianuais, face a 2018, e um aumento previsível de 5,5 milhões da receita de capital, o valor mais elevado dos últimos anos, proveniente de Fundos Comunitários correspondente a obras que se encontram em execução e em fase de concurso.
Por via do PEDU, iniciar-se-á em 2019 na sede de concelho uma intervenção de regeneração urbana com particular incidência na principal via da cidade (Av. 1º Maio), no largo da feira e no parque municipal. Alocado ao plano estão igualmente contempladas requalificações em edifícios públicos do centro histórico, como a reabilitação da Casa Municipal das Artes/Conservatório (já em curso), da Biblioteca Municipal e a instalação do Centro de Interpretação da República Afonso Costa, na escola primária com o seu nome.
Por via do POSEUR, a Câmara Municipal anuncia um investimento superior a 3 milhões de euros, em torno da ampliação da rede de água e saneamento básico e novas estações de tratamento em várias freguesias do concelho (Barriosa, Cabeça de Eiras, Folgosa do Salvador, Santiago, Teixeira, Vales, Várzea de Meruge, Vasco Esteves de Cima e Vila Chã), que elevará os parâmetros de cobertura da rede de saneamento básico para indicadores muito próximos dos 100%.
Destaque ainda para a Educação (estão previstas melhorias nas instalações das escolas básicas de Santiago, Abranches Ferrão e Tourais/Paranhos), e para a rede viária municipal (beneficiação de estradas municipais: Santa Marinha/Eirô; Torroselo/Sandomil (conclusão da obra); Vila Verde - N231, entre outras vias municipais em Seia e São Romão a lançar em 2019).