Seia


O Município de Seia entregou um apoio simbólico aos pastores que ainda mantêm a prática da transumância no concelho de Seia. Os pastores foram recebidos, no dia 13 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
No encontro, o Presidente da Câmara de Seia, Luciano Ribeiro, enalteceu papel dos pastores associados a esta tradição ancestral, de deslocação sazonal de rebanhos na Serra da Estrela e anunciou que a autarquia este ano decidiu duplicar o apoio financeiro.
A autarquia vai apoiar com 7 mil euros a valorização desta prática, vivida anualmente na Festa da Transumância e dos Pastores, mas também pelos pastores que, por “gosto”, sobem à montanha com os rebanhos e ali permanecem nos meses mais quentes do verão.
O Presidente Luciano Ribeiro deixou também a garantia de que no final do Verão vai ouvir e reunir com os produtores de leite, para concertar vontades e alinhar entendimentos e estratégias na optimização da actividade pastoril do concelho.
A Festa da Transumância e dos Pastores este ano acontece nos dias 19 de Junho, com a tradicional romaria do gado na Festa de S. João, na Folgosa da Madalena, e 9 de Julho, data da subida dos rebanhos à serra da Estrela