Seia | Cabeça


No concelho de Seia, a povoação de Cabeça, Aldeia Natal regressa em 2022 ao seu formato tradicional. Seguindo o conceito original, toda a decoração da Aldeia é feita de recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais e com a paixão e engenho das gentes da aldeia.
“O Natal na Aldeia de Montanha de Cabeça é tão genuíno e puro como o ar que aqui se respira”, explicam os promotores da iniciativa que vai na 10ª edição.
Todo o trabalho é feito pela comunidade, com o apoio da Assembleia de Compartes dos Baldios de Cabeça, do Centro de Apoio à Terceira Idade de Cabeça, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM), do Município de Seia e da União de Freguesias de Vide e Cabeça.
São os habitantes que dão corpo e alma à decoração desta festa natalícia. Tudo é feito para que esteja em harmonia com o verdadeiro espírito de Natal de comunhão e partilha.
A garantia é de que “quem visita Cabeça nesta altura do ano pode vivenciar o verdadeiro Natal das gentes mais genuínas da montanha”.
Durante o evento, as portas de casa dos habitantes abrem-se para dar vida ao pequeno Mercado de Natal, e as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes.
A organização adianta que “é ao entardecer que a magia acontece, com milhares de luzes de tecnologia led a iluminarem as ruelas e o casario típico em xisto de Cabeça. Esta aldeia também é a primeira aldeia LED do país, um contributo real para eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono”.