Seia


O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela realizou, no dia 21 de Março, uma plantação simbólica de 7 carvalhos-alvarinhos na Barroca da Fonte, em Seia, um por cada período da Tabela Periódica.
Esta acção quis sensibilizar, em especial a comunidade escolar, para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Enquadrado no tema, o CISE também realizou uma acção de educação ambiental - “A Flora da Serra da Estrela” na Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho, dirigida a todos os alunos dos quintos e sextos anos de escolaridade. Esta acção deu a conhecer a flora e a vegetação da Serra da Estrela e a função da floresta e alertou os alunos para a importância da conservação das espécies nativas da região.
A convite do Chão do Rio - Turismo de Aldeia, o CISE realizou um percurso interpretativo por uma área que foi reflorestada, no início de 2018, em conjunto com a Casa de Santa Isabel e os alunos do 6ºA da Escola Dr Guilherme Correia de Carvalho. A visita ao Chão do Rio incluiu ainda a colocação de uma série de 13 caixas ninho feitas na carpintaria da Casa Santa Isabel, que pretendem compensar um pouco a falta de abrigo pela redução da floresta no pós fogo Outubro 2017, e a plantação simbólica de dois vidoeiros.
No dia 22 de Março, foi assinalado o Dia Mundial da Água no Centro Escolar de Seia com jogos e experiências, uma forma lúdica de chamar a atenção dos alunos do 1º ciclo para o uso sustentável da água.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA (EPAL), que através do jogo “Glória” deu a conhecer o ciclo da água, o valor associado a este bem precioso para a vida e algumas dicas para um uso eficiente, como o consumo de água da torneira.
O Município tem previstas outras iniciativas no plano de sensibilização educacional, como a acção sobre o uso da água que a EPAL vai realizar nos Jardins-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia e do Centro Paroquial, no dia 4 de Abril, e as visitas ao Ecocentro e Estação de Transferência, esta sexta-feira (29 de Março), com o 8º ano do Agrupamento de Escolas de Seia.