Sabugal
‘As estelas ibéricas da Idade do Bronze Final: iconografia, tecnologia e transferência de conhecimento entre o Atlântico e o Mediterrâneo’ foi o tema do workshop internacional que decorreu nos dias 10 e 11 de Outubro, na cidade de Freiburg (Alemanha), com a participação de um grupo de investigadores representante do Município do Sabugal.
Marcos Osório, da Câmara Municipal do Sabugal, Pedro Baptista e Raquel Vilaça, da Universidade de Coimbra, apresentaram a comunicação intitulada ‘Estelas e paisagem na Cordilheira Central Ocidental durante a Idade do Bronze Final’.
Neste encontro participaram investigadores de nacionalidade alemã, portuguesa e espanhola, discutindo e apresentando os resultados do projecto desenvolvido, nos últimos anos, na Península Ibérica, financiado pelo Estado alemão.
Recorde-se que os responsáveis pelo projecto escolheram precisamente o Município do Sabugal como local para a realização de réplicas com instrumentos antigos destas estelas proto-históricas, bem como uma outra localidade da Extremadura espanhola. A Estela do Baraçal, que se encontra actualmente na escola primária do Baraçal, foi eleita como rosto do cartaz deste workshop.
Este foi o momento escolhido para apresentar os resultados de todo este projecto inovador e de reunir os investigadores que, de uma forma ou de outra, estiveram directamente envolvidos no seu sucesso.