Sabugal


O Município do Sabugal está a promover um conjunto de visitas guiadas/encenadas ao centro histórico do Sabugal, no âmbito do projecto ‘Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela’, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).
‘Memórias com Histórias’ pretende reinterpretar acontecimentos diversos relacionados com a história, monumentos e personagens históricas do Sabugal. Tem como base o livro “Terras de Riba Côa – Memórias sobre o Concelho do Sabugal” de Joaquim Manuel Correia, sendo que o próprio é a personagem anfitriã destas visitas, levando o público a fazer um itinerário contemplativo e interactivo pelo centro histórico do Sabugal.
As próximas visita, integrada nas comemorações do Dia do Concelho, está marcada para este sábado, 10 de Novembro, às 10.15 horas e tem como ponto de encontro os Paços do Concelho do Sabugal. No Domingo, dia 11 de Novembro, às 16.00 horas, terá lugar uma segunda visita, a partir do Largo do Castelo do Sabugal.
A Câmara do Sabugal lembra que “as visitas, que levam os participantes a percorrer vários locais do centro histórico do Sabugal, têm a duração de cerca de 30 minutos e estão abertas à participação de todos quantos queiram conhecer o Sabugal pelos olhos de quem o percorreu nos finais do séc. XIX e inícios do séc. XX”.
O projecto ‘Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela’ é co-financiado por fundos europeus, nomeadamente pelo Programa Operacional Centro 2020.