Sabugal | Lageosa da Raia


Duas utentes do Centro Social da Lageosa da Raia, no concelho do Sabugal, assinalaram, este ano, cem anos de vida. Maria Carriço, no dia 1 de Março e Josefa Fernandes, no dia 2 de Setembro, nasceram em 1918, há um século, o que motivou alegria e festa na instituição onde são utentes. As comemorações de aniversário contaram com a presença de familiares, amigos/utentes e colaboradoras do Centro reunindo cerca de uma centena de pessoas.
As duas utentes foram ambas criadas na Lageosa da Raia. Maria Carriça entrou para a Instituição em 2009 e Josefa Fernandes em 2011. Ambas continuam cheias de força mental, vitalidade e empenhadas em continuar a fazer muitas actividades, tais como dobar no argadilho, fazer renda, costurar e jogar à sueca... Apesar da idade são as primeiras a querer participar nas actividades proporcionadas pelo Centro Social, desde a aula de Gerontomotricidade, actividades de estimulação cognitiva e física, atelier de culinária e oficina de escrita, entre outras.
Maria Carriço diz que gosta de “fazer tudo” e quando a questionam sobre o segredo da longevidade refere: “Não há segredo filha, é ter sorte. Eu só estou bem a trabalhar, já não vejo muito bem mas quero é estar sempre a trabalhar ”.
Josefa Fernandes considera que deve os cem anos “à moral da gente, à vontade de viver e querer aprender coisas novas”.
Os responsáveis pela instituição consideram que “é reconfortante para todos os que colaboram com a Instituição sentir que estão a contribuir para a qualidade de vida dos utentes no seu processo de envelhecimento”. E acrescentam: “Qualidade esta, sinónimo de longevidade e de sentimento de realização e sucesso”.
O Centro Social da Lageosa da Raia tem 44 utentes residentes, dos quais, mais de metade tem idade superior a 85 anos e mais de um terço tem idade superior a 90 anos.