Sabugal


O Centro Histórico do Sabugal, em particular o Largo do Castelo e Largo de Alcanizes, vai receber, nos dias 22, 23 e 24 de Julho, o evento de época “Sabugal, Surpreenda os Sentidos - Viagem aos anos 60”. Durante três dias, e recuando aos anos 60 do século XX, são muitas e variadas as actividades que animarão a antiga vila do Sabugal, tais como Mercado do Castelo e Tasquinhas de comeres e beberes. O cortejo de ofícios entre o Largo da Fonte e o Castelo marca a abertura do evento. “Porque fazemos da nossa Cultura Vida, todos os dias serão recriadas cenas de quotidiano e ofícios tradicionais, bem como jogos de regresso ao passado”, refere a organização.
Na sexta-feira, dia 22 de Julho, o Castelo acolherá dois concertos: Trivenção (21.30 horas) e Liverpool (23.00 horas). No sábado, dia 23, destaque para o concerto com Sérgio Godinho, pelas 22.30 horas. No domingo, pelas 18h00, haverá Ópera Cómica no Castelo com a peça “PIMPINONE”, seguida de Peça de Teatro intitulada “Memórias de uma memória”, pelo Grupo Anel de Pedra - Escola de Artes. A encerrar, será apresentado um inédito espectáculo de multimédia que conjuga o teatro físico e estátuas vivas com música de época, denominado “À luz do contrabando - em terras do Sabugal”, a cargo da Companhia de Teatro de Rua Artelier. O espectáculo Música ao Jantar completa o programa. Em contínuo haverá teatro de rua e música ao vivo (itinerâncias populares e de fusão, no seguinte horário: sexta-feira, dia 22 - das 18.30 às 01.00 horas; sábado, dia 23 - das 16.30 às 01.00 horas; e no domingo, dia 24 - das 16.30 às 23.00 horas.
“Sabugal Surpreenda os Sentidos” é um evento que se realiza anualmente no Centro Histórico do Sabugal e que reporta em cada ano a uma época específica distinta, evocando-a no desenvolvimento de toda a temática e actividades e acções que constituem o mesmo. A edição de 2016, intitulada “Viagem aos anos 60” reporta aos anos 60 do século XX centrando-se na dualidade temática da realidade rural do país profundo e do mundo em mudança. “Numa terra de fronteira, a riqueza das memórias contidas nesta época impele-nos a voltar aos anos 60 pois aí, se encontram sedimentadas as raízes da população actual. Os grandes abismos sociais caracterizavam o Portugal dos anos 60 em que a riqueza se concentrava nas mãos de algumas famílias abastadas e os restantes viviam remediados ou em situação de pobreza extrema. No entanto, os anos 60 foram também época de grande efervescência cultural e de transformações sociais ímpares. A nível local relembramos que no Sabugal apesar de todas as condicionantes, registavam-se momentos de alegre convívio e que perduram até hoje na memória colectiva”, adianta a organização.
A realização do evento tem por objectivo, uma vez mais, a recriação histórica da sociedade de meados do século XX, desde o comércio às artes e profissões, aos divertimentos, sabores e hábitos alimentares, proporcionando a residentes, expositores e visitantes, durante três dias, um regresso ao passado aludindo às tendências globais de comportamentos, onde se farão referências ao plano nacional e internacional, decorridos na década de 60. Pretende-se com o mesmo dinamizar todas as actividades ligadas ao turismo, reforçando e complementando a rede de produtos turísticos concelhios, por intermédio de iniciativas de interpretação da cultura local em épocas específicas, conjugadas num evento que fidelize públicos nacionais e internacionais. O evento decorrerá em ambiente de feira, com animação teatral permanente, bem como animação musical com apontamentos de interacção dos músicos e atores com os visitantes.