Sabugal


O Município do Sabugal promoveu uma sessão de esclarecimento sobre prevenção de incêndios rurais, dirigida aos Presidentes de Juntas de Freguesia do Concelho.
Durante a sessão, que decorreu no Auditório Municipal do Sabugal foi abordado o Código de Posturas do Município do Sabugal, as freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível no âmbito da prevenção de incêndios rurais, o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, bem como o Licenciamento e Fiscalização pelas Câmaras Municipais, nomeadamente no que refere a protecção de pessoas e bens.
Foi também apresentado o Programa ‘Aldeia Segura/Pessoas Seguras’, que tem como objectivo a protecção de pessoas localizadas na interface urbano-florestal, através da implementação e gestão de zonas de protecção e locais de refúgio nos aglomerados, assim como da sensibilização das populações para a prevenção de comportamentos de risco e para a adopção de medidas de autoprotecção e de preparação face a incêndios rurais, por forma a reforçar a sua segurança. No final, foi ainda distribuído material/equipamento específico pelos Presidentes de Junta, que puderam, igualmente, esclarecer dúvidas.
A reunião contou com a participação da Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Sílvia Nabais, de Presidentes das Juntas de Freguesia e representantes do Centro Distrital de Operações de Socorro - Guarda, Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil - Guarda, Serviço Municipal de Protecção Civil, Guarda Nacional Republicana e Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito.