De 13 a 17 de Fevereiro


A Câmara Municipal do Sabugal vai promover, de 13 a 17 de Fevereiro, a 8.ª edição dos Roteiros Gastronómicos, com a temática “Memórias à mesa”.
O programa da iniciativa inclui animação nos restaurantes aderentes, o concurso iguaria prato de borrego/cabrito, um desfile de Carnaval, a realizar na cidade do Sabugal, no Domingo Gordo, e a realização do VI Capítulo da Confraria do Bucho Raiano.
A autarquia do Sabugal promove os Roteiros Gastronómicos, no fim-de-semana do Carnaval, quando a região acolhe muitos visitantes, com o objectivo de promover a gastronomia e de dinamizar a economia local. Este ano, os Roteiros Gastronómicos apostam na divulgação de pratos de cabrito e de borrego, para destacar “a presença destes dois produtos específicos e correspondendo à capacidade produtiva do território”, referiu ao Jornal A Guarda o presidente da autarquia, António Robalo.
Ainda na vertente gastronómica, o concelho do Sabugal tem destacado a truta e o bucho raiano. No sector dos enchidos, é de evidenciar a reabertura de uma unidade fabril, pelo grupo empresarial Matibom - Matadouro e Indústria de Carne, Lda., que criou vários postos de trabalho. A fábrica, inaugurada no passado fim-de-semana, permite apostar na transformação das carnes produzidas naquela região. “O nosso concelho tem um enorme potencial de produção primária, falta arranjar estratégias para ainda produzir mais e, depois, valorizar estes produtos e, é nesse sentido que aparece a unidade Matibom”, observou António Robalo.
Refira-se ainda que durante a 8.ª edição dos Roteiros Gastronómicos, com a temática “Memórias à mesa”, será realizado um desfile de Carnaval, tendo a organização lançado o repto aos participantes para festejarem a temática da pastorícia, numa referência à ruralidade do concelho. Num contexto de desfile carnavalesco, a autarquia reconhece que os participantes poderão através da indumentária, da caracterização, da encenação, retractar uma actividade tão característica do Município. O desfile, no Domingo Gordo, dia 15 de Fevereiro, inicia-se pelas 15.00 horas, junto ao Serviço de Finanças do Sabugal e termina no Jardim do Museu e Auditório Municipal do Sabugal. “A evocação da pastorícia complementa-se com a ruralidade e com a beleza natural, dádivas que recebemos e que queremos preservar de uma forma sustentada”, reconhece a autarquia presidida por António Robalo. E acrescenta: “Envolto em paisagens de beleza ímpar, o concelho reúne todas as condições de ruralidade e ambiente que o transformam num local aprazível, num constante contacto com a natureza, com as gentes e com o meio rural de que tanto nos orgulhamos”. Lançar esta temática teve como objectivos salientar o facto de residir no sector primário uma das oportunidades de desenvolvimento do concelho do Sabugal, contribuindo para a activação e renovação deste sector produtivo; enaltecer todos aqueles que, com o seu esforço diário, a perseverança e tenacidade continuam ligados à terra fértil que produz um manancial de produtos tão apreciados na gastronomia local, como o cabrito, o borrego ou o tradicional queijo; e interligar este festejo aos Roteiros Gastronómicos, que acontecem nos restaurantes aderentes concelhios, cujo tema para o Prémio Iguaria é um prato de borrego ou cabrito.