O Centro Histórico do Sabugal, em particular o Largo do Castelo e o Largo de Alcanizes, recebe o evento de Época “Sabugal, surpreenda os sentidos – Viagem aos [clandestinos] anos 50”.


Durante três dias, e recuando aos anos 50 do século XX, são muitas e variadas as actividades que animarão a antiga Vila do Sabugal, tais como o “Granjo” mercado do castelo e “Becas de assuquires e chingares”, ao Luar, que em gíria quadrazenha, significa “Grande” Mercado do Castelo e “Tabernas de Comeres e Beberes”.
“Havemos de os apanhar no castelo – vinde ver”, pelas 18.30 horas (sexta-feira), a partir do Largo da Fonte ao Castelo, marca a abertura do evento. Destaque para o Fado na praça e baile aberto, nas variantes popular, twist e rock n`roll. O anfiteatro do Castelo acolherá os Lucky Duckies em concerto (sexta-feira), o Espectáculo “vidas clandestinas – delito, mas não pecado” (sábado), o concerto de música de “Reta Frenha” (domingo) e a projecção teatralizada do filme “Maria Papoila” (domingo). Porque Fazemos da Nossa Cultura Vida, serão recriadas cenas alusivas ao contrabando, nomeadamente tempo de “Maria Mim”, sábado, pelas 19.00 horas. Demonstrações e workshops formativos do jogo do pau, provas de produtos das terras do alto côa e folclore na praça completam o programa. O último Acto está marcado para as 23.30 horas (domingo) com o espectáculo “Ode à coragem raiana”. Em contínuo haverá teatro de rua, com cenas do quotidiano e música ao vivo – itinerâncias populares e de fusão, no seguinte horário: sexta-feira, dia 18, das 18.30 à 1.00 hora, sábado, dia 20, das 16.30 à 1.00 hora e domingo, dia 21, das 16.30 às 23.30 horas.
“Sabugal surpreenda os sentidos” é um evento que se realiza anualmente no Centro Histórico do Sabugal e que reporta em cada ano a uma época específica distinta, evocando-a no desenvolvimento de toda a temática e actividades e acções que constituem o mesmo. A Edição de 2014, intitulada “Viagem aos [clandestinos] anos 50” alude aos anos 50 do século XX.
Esta “viagem” centra-se na temática do contrabando e temáticas complementares.
O evento decorrerá em ambiente de Feira (uma vez que não faltarão as tabernas, comerciantes e artesãos, sempre com referência ao período histórico do evento, onde as pessoas trajarão “à época” e em que serão encenados vários momentos da vida quotidiana d’outrora (laborais, sociais e políticos). Durante o horário de funcionamento do evento haverá animação teatral permanente, bem como animação musical com apontamentos de interacção dos músicos com os visitantes.
A organização deste evento tem por objectivos a recriação histórica da sociedade dos tempos do contrabando de meados do século XX, desde o comércio às artes e profissões, aos divertimentos, sabores e hábitos alimentares, proporcionando a residentes, expositores e visitantes, durante três dias, um regresso ao passado. Pretende-se com o mesmo dinamizar todas as actividades ligadas ao turismo, reforçando e complementando a rede de produtos turísticos concelhios, por intermédio de iniciativas de interpretação da cultura local em épocas específicas, conjugadas num evento que fidelize públicos nacionais e internacionais.