Sabugal


O concelho do Sabugal recebe, entre 1 e 3 de Julho, uma prova de BTT do Troféu Race Nature, que integra um prólogo de 4 km e duas etapas de 80 km e 70 km.
O Race Nature é uma prova desportiva de bicicletas de montanha, (onde podem também participar bicicletas com motor, no entanto estes atletas estão sujeitos a uma classificação diferente), com orientação por GPS, aberta à participação de qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade.
Os concorrentes competem de forma individual ou em equipas de dois elementos, guiados apenas por GPS individual, num percurso obrigatório.
“Este é mais um evento que surge no decorrer de iniciativas promotoras da actividade desportiva e física que o Município do Sabugal tem vindo a desenvolver e apoiar, nomeadamente através da sua marca ‘Sabugal Respira Desporto’, assumindo-se como um destino ímpar no que ao ‘turismo desportivo’ e ‘turismo de natureza’ se refere”, explica a Câmara Municipal do Sabugal.
As inscrições encerram dia 29 de Junho, pelas 23.59 horas, ou quando se esgotem o número limite de vagas definido pela organização.
De acordo com o regulamento “as etapas decorrem em caminhos rurais e trilhos na região do Sabugal, fazendo também utilização da via pública em estradas abertas ao trânsito, sem interrupção da circulação automóvel nem elementos da organização nos cruzamentos e entroncamentos ao longo de todo o percurso. Os concorrentes devem ter em consideração o facto de poderem haver viaturas, pessoas e animais a circular num e noutro sentido no percurso da prova.
Todos os participantes deverão respeitar escrupulosamente as regras de trânsito constantes no código da Estrada, com especial atenção à obrigatoriedade de circular do lado direito da estrada e respeitar as regras de prioridade nos cruzamentos. Quem não respeitar estas regras será imediatamente expulso da prova e ficará impedido de participar em posteriores edições da prova. Ao fazer a sua inscrição, cada participante assume que descarrega e subescreve o Termo de Responsabilidade fornecido pela organização em que declara conhecer e assumir os riscos inerentes à participação numa prova aberta ao trânsito”.
A organização pertence a Cabreira Solutions, responsável pela organização e promoção da prova, em conformidade com os regulamentos da Federação Portuguesa de Ciclismo.