Sabugal


A Câmara Municipal do Sabugal e o CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens/Associação ALDEIA assinaram um novo protocolo de colaboração até 2028. O documento está assente numa importante política estratégica de valorização do vasto património natural concelhio e das áreas protegidas, num contexto pedagógico e de criação de oportunidades de contacto entre a comunidade local e a natureza.
Recorde-se que, desde 2021, estas as duas entidades têm trabalhado conjuntamente na dinamização de diversas acções, nomeadamente saídas de campo para inventariação de aves no concelho, contribuindo assim para um maior conhecimento sobre a grande diversidade de espécies existentes, que é actualmente de 174, um número que revela o enorme potencial do concelho para o Turismo de Observação de Aves (Birdwatching), uma actividade em grande crescimento a nível nacional e internacional. Em paralelo, foram identificados 21 locais de interesse ornitológico, sendo que quatro deles têm já registadas mais de 100 espécies. Merecem especial destaque as albufeiras do Sabugal (123 espécies) e de Alfaiates (118), mas também os excelentes habitats agro-florestais de Aldeia da Ponte/Forcalhos (108) ou ribeirinhos, junto ao Côa, na Lameira do Espírito Santo (101).
Esta enorme riqueza foi divulgada através de cerca de 40 acções que envolveram perto de 1500 pessoas, desde work-shops de iniciação à observação de aves ou sessões de esclarecimento para o sector turístico, passando por devoluções à natureza de animais recuperados ou participações em eventos como o Naturcôa, bem como actividades dirigidas à comunidade escolar, contribuindo para a Educação Ambiental de crianças e jovens do Sabugal.