Sabugal


A EDP Renováveis terminou um investimento numa nova central solar, no concelho do Sabugal, que aproveitará a ligação à rede de um parque eólico que a EDP já explora desde 2004. A EDP Renováveis estima que o projecto híbrido no Sabugal produza até 39,5 gigawatt hora (GWh) de electricidade por ano, suficiente para abastecer mais de 30 mil famílias.
A Central solar fotovoltaica instalada junto ao parque eólico de Mosteiro, no concelho do Sabugal, possibilita criar o primeiro projecto híbrido de energia eólica e solar da EDP Renováveis e aumentar a produção de energia limpa. Este projecto fotovoltaico adiciona 8,4 MW ao complexo, permitindo aumentar a produção de energia renovável para mais de 39 GWh/ano.
O novo projecto solar ocupa uma área de 13 hectares e tem cerca de 17 mil painéis solares fotovoltaicos bifaciais, uma tecnologia que permite aproveitar a irradiação solar de ambos os lados do painel, maximizando a produção renovável.
O parque eólico conta com oito aerogeradores e uma capacidade instalada total de 11 MW e já inclui uma turbina mais potente instalada no âmbito de um projecto de sobre equipamento. Este parque eólico entrou em produção em 2004 e já produziu mais de 350 GWh de energia limpa.
Em conjunto, este projecto de hibridização poderá produzir 39,5 GWh/ano, o suficiente para fornecer mais de 30 mil pessoas com energia renovável durante um ano.
Duarte Bello, administrador executivo da empresa para a Europa e América Latina explicou que “colocar em operação o primeiro parque híbrido eólico/solar da EDPR é um reflexo do nosso carácter pioneiro e inovador, bem como do firme compromisso com a transição energética das nossas principais geografias” e acrescentou: “ Através desta hibridização, aumentamos a produção eléctrica da região e minimizamos o impacto de novos projectos renováveis, através do uso de infra-estruturas existentes. Continuaremos a investir na hibridização de parques do nosso portefólio, tanto no mercado português como noutros com grande potencial de desenvolvimento”.
Na visita ao local do equipamento, na Mina de Orgueirel, no concelho do Sabugal, no dia 12 de Janeiro, este responsável referiu que o momento é “marcante” para o grupo EDP.
Duarte Bello referiu que o grupo, entre 2021 e 2025, vai investir “mais de 24 mil milhões de euros” em projectos de transição energética. A EDP Renováveis está a construir este ano um parque idêntico nos concelhos de Penela (Coimbra) e Ansião (Leiria), e três em Espanha.
A EDP tem neste momento em estudo ou desenvolvimento mais de 1600 MW em projectos híbridos em Portugal e Espanha nestas tecnologias, com diferentes fases de maturidade e com previsão de entrada em operação ao longo dos próximos anos.
A empresa pretende continuar a apostar em projectos semelhantes em todas as suas geografias e está já a desenvolvê-los na América do Norte, América do Sul e em algumas outras regiões da Europa como Polónia, Itália e Grécia.