Sabugal


O centro do Sabugal está transformado num grande Presépio de Natural que pode ser visitado até ao dia 12 de Janeiro. A iniciativa foi inaugurada no dia 6 de Dezembro e também integra um Mercadinho de Natal, uma pista de gelo ecológica, animação de rua, apresentações de peças de teatro e concertos, animação infantil no ‘Bosque dos Elfos’, showcookings, exposições e ruas iluminadas.
A recriação do Presépio de Belém, que ocupa cerca 1.100 m², no Largo da Fonte, no Sabugal, promete atrair grande número de visitantes. A iniciativa agrega diversas cenas bíblicas relacionadas com a ‘Natividade’, desde a gruta de Belém onde nasceu Jesus, à chegada dos Reis Magos, entre outros cenários, e é construída numa escala em que os visitantes se sentem parte integrante do mesmo.
Outro dos espaços decorado a preceito para esta época natalícia é a Rua 5 de Outubro, onde é possível apreciar uma exposição de presépios feitos a partir de paletes de madeira, uma mostra de trabalhos realizados por Escolas e IPSS’s do concelho, intitulada ‘Natal em Beleza, Preserva a Natureza’.
O Mercadinho de Natal, onde é possível encontrar produtos e artesanato local, está aberto nos dias da semana, entre as 14.30 e as 19.00 horas e ao fim-de-semana entre as 10.30 e as 19.00 horas. Nos dias 24 e 31 de Dezembro estará aberto entre as 10.30 e as 16.00 horas e nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, entre as 14.30 e as 18.00 horas.
No dia 14 de Dezembro, entre as 11.00 e as 20.00 horas, o programa da RTP ‘Aqui Portugal’ será feito a partir do ‘Sabugal Presépio’. No mesmo dia, no Auditório Municipal, a Escola de Música do Centro Cultural Pedro Álvares Cabral de Belmonte apresentará um concerto de Natal.
No dia 15, Domingo, o Rancho Folclórico do Sabugal e a Sociedade Filarmónica Bendadense vão actuar no ‘Sabugal Presépio’.
O concerto com a Orquestra de Foles – Associação de Gaita de Foles e a obra ‘Se Acabasse o Natal…’, pelo grupo de Teatro Anel de Pedra, são algumas das propostas para o dia 21 de Dezembro.
O 9º Passeio de Natal - BTT/Trail do Club Terras do Côa, a magia com ‘Zé Mágico’ e o showcooking com Pedro Jorge, são as actividades programados para o dia 22 de Dezembro.
No dia 24 de Dezembro acende-se a fogueira de Natal, organizada pela União de Freguesias de Sabugal e Aldeia de Santo António. Para o dia 25 está programado o concerto com ‘The Undercovers’. Para os últimos dias de 2019 estão programadas outras actividades como passeios com burros (27 e 29 de Dezembro), showcooking con ‘Tia Cátia’ e Grupo de cavaquinhos da Bendada (dia 28) e magia com ‘Zé Mágico’ e um concerto com o Grupo Mozart (dia 29).
A passagem de ano será, na Rua 5 de Outubro, com as actuações do grupo ‘Prós & Contras’, DJ Francisco Cunha, DJ Kendown e DJ Stay, sem esquecer o espectáculo de fogo-de-artifício.
Em Janeiro de 2020 a animação continua com o Rancho de Sortelha (dia 4), ‘Banda às Riscas’ e demonstração de Judo (dia 5) e o Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu (dia 11).
As actividades terminam, no dia 12 de Janeiro, com um concerto da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte.
António Robalo, Presidente da Câmara do Sabugal disse que o objectivo do ‘Sabugal Presépio - O Maior Presépio Natural’ passa por atrair mais visitantes ao concelho, envolvendo as pessoas e fazendo do evento um momento de orgulho para todos os munícipes.