Vale das Éguas


A aldeia de Vale das Éguas, no concelho do Sabugal, possui uma praia fluvial, na Zona de Lazer da Ínsua, no Rio Côa, que foi inaugurada no dia 16 de Agosto de 2007. O espaço está dotado com praia fluvial, piscina natural, zona para a prática de canoagem, área de merendas com grelhadores, parque de diversões para crianças, bar e sanitários.
O espaço de veraneio atrai anualmente centenas de pessoas de Vale das Éguas e de outros pontos da região. O presidente da União de Freguesias de Ruvina, Ruivós e Vale das Éguas, Pedro Sanches Ferreira, disse ao Jornal A GUARDA que a Zona de Lazer da Ínsua é uma mais-valia pois desde a sua inauguração “há mais gente que aproveita e passa mais tempo de férias” na terra. Por outro lado, o espaço que funciona entre Junho e meados de Setembro criou, naquele período, dois postos de trabalho directos. Actualmente a autarquia zela pela manutenção do local, mas o autarca admite que a Junta de Freguesia gostava de adquirir “terreno no outro lado do rio, para fazermos ali um campo de jogos”.
Segundo os habitantes de Vale das Éguas, desde que a praia fluvial começou a ser utilizada, os meses de Verão têm sido de muito movimento na terra. “A juventude é a grande utilizadora do espaço. Muitos filhos de emigrantes e de pessoas da aldeia que residem fora optam agora por passar aqui mais tempo em vez de saírem para as praias do Litoral. Antes da praia fluvial era um sacrifício manter aqui os jovens e agora nota-se que eles estão sempre ansiosos para que chegue o Verão para conviverem junto do rio”, disse Jorge Vaz, natural da aldeia, mas residente na cidade da Guarda. Nas proximidades da área da União de Freguesias de Ruvina, Ruivós e Vale das Éguas localiza-se também o complexo termal do Cró, que possui um moderno balneário e um Hotel Rural. O presidente da autarquia reconhece que o equipamento é importante para a Freguesia e para o concelho do Sabugal. “Temos pessoal de cá que trabalha lá, o que é importante, e as pessoas que frequentam as Termas do Cró também ocupam as casas de turismo”, disse Pedro Sanches Ferreira.