Sabugal


O Clube de Leitura do Sabugal volta a realizar o tradicional passeio anual, suspenso durante dois anos devido à pandemia de COVID-19. A iniciativa tem lugar esta sexta-feira, dia 27 de Maio, com saída da Biblioteca Municipal do Sabugal.
Na sequência da apresentação do livro ‘Contrabando e Emigração numa aldeia raiana – Fóios’, pelo professor José Manuel Campos, no passado dia 14 de Fevereiro, e em resposta ao convite do autor para recriar parte da rota do contrabando descrita no livro, o Município do Sabugal e o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta promovem uma sessão intitulada ‘Na Rota do Contrabando – De Fóios a Navasfrías’.
O ponto de partida desta 26.ª sessão será na Biblioteca Municipal do Sabugal, às 9.30 horas, com destino ao Centro Cívico dos Fóios. O programa segue depois para a Serra das Mesas, onde o professor José Manuel Campos, anfitrião desta jornada, proferirá uma pequena palestra. Do programa também faz parte a visita à nascente do rio Côa, a Casa dos Contrabandistas, a Mesa dos Quatro Bispos e o Centro de Interpretação da Natureza.
Depois do almoço na Lajeosa, o grupo segue para terras da vizinha Espanha: Valverde, Eljas (onde se efectuará uma paragem para uma permuta de livros com o alcaide local), San Martín de Trevejo e Navasfrías (com paragem para visita à zona recreativa El Bardal), antes de regressar aos Fóios, ao fim da tarde.
Este passeio anual destina-se exclusivamente a participantes do Clube de Leitura do Sabugal e encontra-se limitado ao número de vagas do autocarro do Município do Sabugal.