Sabugal


“O Entrudo Gordo no Sabugal” (tradições associadas à matança do porco) é o tema do Carnaval no concelho do Sabugal. De 5 a 9 de Fevereiro, a folia carnavalesca toma conta do concelho do Sabugal e promete muita animação.
“Os Nossos Sabores”, com pratos alusivos à época carnavalesca, vão estar em destaque, nestes cinco dias, em vários restaurantes do concelho.
No dia 6 de Fevereiro, sábado, o Soito vai ser palco do VII Capítulo da Confraria do Bucho Raiano. Ainda nesse dia, haverá “Desamuar do Forno e Ronda dos Pipos”, em Penalobo. “O Pão da Nossa Aldeia”, em Quarta-Feira; “Capeia de Carnaval”, na Lageosa da Raia; “Baile de Finalistas”, no Sabugal, e “Baile de Carnaval”, em Aldeia Velha.
O tradicional Desfile de Carnaval, pelas ruas da cidade, está marcado para domingo, 7 de Fevereiro, a partir das 15.00 horas. O cortejo terá início no Largo das Finanças em direcção ao Jardim do Auditório Municipal.
De 7 a 9 de Fevereiro, Aldeia do Bispo recebe o Mercado da Terra – Feira do Entrudo. Nesta freguesia, a Largada, Desfile e Garraiada estão marcadas para dia 7 de Fevereiro.
A leitura da “Fama do Entrudo” terá lugar em Quarta-Feira, no domingo, às 18 horas.
No dia 8, haverá “Baile de Máscaras”, em Aldeia do Bispo, e no dia seguinte Garraiada. Em Santo Estêvão, o desfile de Carnaval realiza-se na terça-feira, 9 de Fevereiro.