Sabugal


Nos dias 5 e 6 de Novembro, vai decorrer no Sabugal o Naturcôa, um evento que inclui Conferências, workshops, exposições e passeio fotográfico. O festival junta a Imagem, a Natureza e o Património num esforço de valorização e promoção do vasto património natural e cultural que o território tem para oferecer.
Este ano a iniciativa conta com a presença de 11 oradores. Destaque para a presença de Sandra Bartocha Photography (Alemanha) e Andoni Canela Fotografía (Espanha). Outra novidade no formato deste ano do Naturcôa será a apresentação de trabalhos realizados no âmbito da acção “Côa Superior – Camadas e Perspectivas”, uma residência artística que convidou três fotógrafos Luís Afonso, João Cosme e João Rodrigues e uma ilustradora Claudia baeta à realização de trabalhos no concelho do Sabugal, mais concretamente no “nosso” rio Côa.
Recordando a campanha dos anos 1980 “Salvemos o Lince e a Serra da Malcata” e o facto de o Sabugal, juntamente com os concelhos de Almeida e Penamacor, ser detentor de um galardão Carta Europeia do Turismo Sustentável, cujo nome é “Terras do Lince”, está confirmada a presença de Ricardo Lourenço, que apresentará o trabalho dos últimos anos com o Lince-ibérico.
Festival de Imagem, Natureza e Património, o Naturcôa afirma-se também como um festival ecléctico. Esta natureza ecléctica estará representada com a presença de Alexandre Vaz, editor da Revista National Geographic Portugalta, baseando-se na sua experiência e no seu percurso, irá falar de questões editoriais e de como o exercício de dissecar as diferentes motivações e objectivos de cada um, pode ajudar os fotógrafos a evoluir e a traçar um caminho singular e relevante. Marcos Osório, Arqueólogo da Câmara Municipal do Sabugal e exímio contador de histórias vai ajudar os participantes a viajar pelo património humano/cultural do Concelho. A dupla Ana Almeida e Mário Chan têm mil e uma aventuras para contar.
Além das conferências haverá workshops, exposições e o incontornável passeio fotográfico com todos os oradores, no domingo, 6 de Novembro.