Sortelha | Sabugal


“Calcorrear as ruas do burgo e recuar até ao reinado de D. Fernando I, o Formoso, o Belo, o Inconstante (1367-1383)” é o desafio da iniciativa Muralhas com História que vai decorrer em Sortelha, concelho do Sabugal, a 20 e 22 de Setembro.
Ao longo de três dias, os visitantes são convidados a uma viagem ao quotidiano medieval, complementada com recriação histórica, mercado medieval com tabernas e mercadores, torneios de armas a pé e a cavalo, exposição de máquinas de cerco ou assalto e de instrumentos de tortura, acampamento militar, ofícios e vivências, roupeiro medieval, jogos medievais/animação infantil, cetraria e animais da quinta, animação contínua com acrobatas, malabaristas, músicos, personagens históricas e do imaginário medieval surpreendem pelas ruas da vila.
O evento ‘Muralhas com História’ começa na sexta-feira, dia 20 de Setembro, às 18.00 horas. No Sábado, dia 21, as actividades têm início às 12.00 horas e integram um concerto medieval, às 21.30 horas. No Domingo, dia 22, o evento decorre entre as 12.00 e as 21.30 horas, com a encenação da peça ‘Ventos de mudança’, pelo Grupo de Teatro ‘Anel de Pedra’, marcada para as 19.30 horas.
O evento temático Muralhas com História é promovido pela Câmara Municipal do Sabugal e “preenchido pelo burburinho dos mercadores e dos artesãos, pelos cavaleiros que mostram a sua audácia em combates, pelo espírito de euforia que invade todo o burgo com as personagens que vagueiam e com os sons de coreografias e fantasias característicos de uma época que foi de outras conquistas, de outras mentalidades, de outras culturas, entrando no encanto próprio da época medieval”.