Sortelha


A Câmara Municipal do Sabugal promove, de 18 a 20 de Setembro, o evento temático “Muralhas com História 2015”, na Aldeia Histórica de Sortelha.
A Edição de 2015, intitulada “Autos da muy fermosa Sortelha” pretende dar a conhecer o homem medieval através da perspectiva de quem se posiciona já na viragem de época (pré-renascimento). Apresenta-se o quotidiano da Idade Média, numa perspectiva menos assombrada pelas trevas, através da sátira e dos autos de Gil Vicente. O narrador desta história será o próprio autor, que ao deambular pela aldeia de Sortelha nos mostra os vários episódios da vida medieval antes do Renascimento e alguns segredos de Sortelha.
A viagem ao quotidiano medieval será complementada com mercado, tabernas, animação contínua, teatralizações de autos, recriação histórica, torneios a cavalo e momentos mágicos com espectáculos de fogo. Destaque para as encenações do Auto da Barca do Inferno, dos Autos da Muy Fermosa Sortelha e Las Çarandas e Albaluna em Concerto.
Todos os dias haverá teatralizações e demonstração de ofícios ao vivo.
“Muralhas com História” é um evento temático, promovido pela Câmara Municipal do Sabugal, preenchido pelo burburinho dos mercadores e dos artesãos, pelos cavaleiros que mostram a sua audácia em combates, pelo espírito de euforia que invade todo o burgo com as personagens que vagueiam e com os sons de coreografias e fantasias caraterísticos de uma época que foi de outras conquistas, de outras mentalidades, de outras culturas, entrando no encanto próprio da época medieval”, explica a autarquia em comunicado.
Esta recriação histórica é um projecto cuja oferta cultural é uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão. O cenário dentro das “muralhas com história” permite aproveitar o património dando-lhe vida e criando um ambiente ímpar e de forte expressividade.