Sabugal | Sortelha


As ruas da Aldeia Histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal, encheram-se de gente e vida, ao longo dos três dias do evento ‘Muralhas com História’. De 16 a 18 de Setembro, milhares de visitantes percorreram o burgo onde houve música, dança, desfiles, encenações, mostra de animais, mercadinho, tabernas, gastronomia, entre muitas outras iniciativas. Um fervilhar de gente que se misturou com actores e figurantes de um cenário medieval único na região. Os 15 mil ‘passaportes’ emitidos pela Câmara do Sabugal não chegaram para todos os que quiseram entrar no evento.
O Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, diz mesmo que “esta Aldeia Histórica de Sortelha tem características únicas no país”. E acrescenta: “Sortelha tem recantos maravilhosos” e, por isso “é importante aproveitar estas potencialidades”.
“Os mercadores de todo o País dizem que o espaço é fantástico para este tipo de feira”, adiantou o autarca ao jornal A GUARDA.
Vítor Proença faz um “balanço muito positivo” e, na próxima edição, promete melhorar “o que correu menos bem”. Para garantir a qualidade do evento considera que não é possível a ocupação de mais espaços. Destacou a presença de mercadores a nível nacional bem como a participação e envolvência das associações locais, nomeadamente a Escola de Artes “Anel de Pedra”.
Com um investimento a rondar os 100 mil euros, nas próximas edições, o autarca admite “rentabilizar a Feira, pois envolve valores significativos”. Apesar do evento estar devidamente formatado e estruturado, em 2023 haverá algumas novidades “para ser diferente, de ano para ano”.
“O evento Muralhas com História é um investimento para o território, para a economia local, pois atrai pessoas de muitas partes do País e também de Espanha”. “Nos três dias da Feira demos conta de muitos Espanhóis não só em Sortelha mas também no território do Sabugal”, disse Vítor Proença. Deu conta do vasto património natural e edificado de todo o concelho, com destaque para a rota das “5 vilas medievais” que envolve o Sabugal, Sortelha, Vila do Touro, Alfaiates e Vilar Maior.
O evento Muralhas com História, que vai para a 11ª edição em 2023, pretende atrair visitantes a todo o concelho do Sabugal e “dinamizar a economia local”.
Para o Presidente da Junta de Freguesia de Sortelha, Jorge Lourenço, “Muralhas com História é um evento que marca não só Sortelha mas toda a região”.
A X Edição de ‘Muralhas com História’ evocou o período histórico que coincide com a fundação medieval de Sortelha, com principal foco no Reinado de D. Sancho II que, em 1228, lhe outorga foral (fundação da vila e construção da muralha).
O evento foi organizado pelo Município do Sabugal, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal, Junta de Freguesia de Sortelha e Associações Locais.