Sabugal

O Programa de Prospecção e Pesquisa de lítio no concelho do Sabugal está a ser contestado pela Câmara Municipal, que mantém a mesma posição que tomou no dia 9 de Dezembro de 2021, em conjunto com as 15 Juntas de Freguesia. Nessa data, numa reunião que teve lugar na Câmara Municipal, o executivo ouviu as Juntas de Freguesia da área de abrangência da prevista exploração do lítio.
“Guarda-Mangualde E”, que abrange Almeida, Belmonte, Guarda e Sabugal, é uma das zonas de Avaliação Ambiental Estratégica com potencial de existência de lítio. Na nova proposta não há qualquer alteração em relação à zona de Prospecção e Pesquisa de lítio no concelho do Sabugal o que levou o Presidente da autarquia, Vítor Proença a manter os argumentos apresentados em Dezembro, relativos ao Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar.
O autarca adiantou que a posição do município relativamente à prospecção e exploração de lítio no concelho do Sabugal é “irreversível”, uma vez que, a concretizar-se, “pode por em causa muitos dos projectos que o município tem, nomeadamente na área da Natureza”.
Vitor Proença considera importante que haja algum diálogo por parte da tutela, no sentido de ouvir os municípios, de ouvir as Juntas de Freguesia e de prestar mais informações sobre a exploração que está prevista para a zona do Sabugal.
Recorde-se que o ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, defendeu a decisão de avançar com concursos de prospecção de lítio em Portugal, uma situação que considerou “absolutamente essencial para a transição energética”.
Referiu ainda que a exploração de lítio em Portugal pode criar “dezenas de milhares” de postos de trabalho, garantindo, no entanto, que não será feita “a tudo o custo”.
João Pedro Matos Fernandes anunciou também que quer reunir-se com “todas as autarquias envolvidas” no projecto de prospecção de lítio.
Este é “o tempo de falar com todas as autarquias envolvidas” na prospecção para possível exploração de lítio em Portugal, afirmou o governante, adiantando que vai convocar os municípios “para reuniões entre a próxima quarta-feira (9 de Fevereiro) e a próxima sexta-feira (11 de Fevereiro)”.