Sabugal


O Município do Sabugal vai assinalar o Dia do Concelho, a 10 de Novembro, data em que se evoca a confirmação do Foral de D. Dinis ao Sabugal e a Vilar Maior (10 de Novembro de 1296). De acordo com a autarquia, “o Dia do Concelho constitui um espaço institucional de reconhecimento/homenagem às individualidades e entidades que se destacaram na sua área de intervenção”.
A atribuição da Medalha de Mérito Cultural do Município do Sabugal a Adérito Tavares assinala as comemorações do Dia do Concelho do Sabugal, no dia 10 de Novembro. O programa das comemorações, em que se celebram 722 anos da confirmação do Foral de D. Dinis ao concelho, inclui sessão solene e um concerto, à noite, com ‘Orquestra Nova de Guitarras’. Nesse dia, a autarquia promove ainda uma visita guiada/encenada ‘Memórias com Histórias’, seguindo-se as visitas à obra da escola básica do Sabugal e ao novo Quartel dos Bombeiros Voluntários do Sabugal.
As comemorações começam às 9.30 horas, no Largo da Fonte, com o desfile da Banda Filarmónica Bendadense e Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito. De seguida, nos Paços do Concelho terá lugar o hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica Bendadense e perante Guarda de Honra formada por elementos das Corporações das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito.
Às 10.15 horas tem início a visita guiada/encenada ‘Memórias com Histórias’ ao centro histórico do Sabugal, uma iniciativa no âmbito do projecto ‘Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela’ que tem uma componente de reinterpretação de acontecimentos diversos relacionados com a história, monumentos e personagens históricas do Sabugal, com base no livro “Terras de Riba Côa - Memórias sobre o Concelho do Sabugal”, de Joaquim Manuel Correia.
As visitas às obras da escola básica do Sabugal e ao novo Quartel dos Bombeiros Voluntários do Sabugal estão marcadas para as 11.00 e 11.30 horas, respectivamente.
A sessão solene comemorativa começa às 14.30 horas, no Auditório Municipal, com um momento musical do Duo de Violinos formado por Duarte Andrade e Gonçalo Adriano, seguido da condecoração dos trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efectivo no Município, Votos de Louvor a trabalhadores aposentados. Na sessão será atribuída a Medalha de Mérito Cultural do Município do Sabugal a Adérito Tavares, que proferirá a oração de sapiência ‘Identidade Nacional e Identidade Local’.
A sessão encerra com mais um momento musical, a que se sucede um ‘Sabugal de Honra’, com degustação de produtos locais e bolo comemorativo do Dia do Concelho. A jornada comemorativa termina com um concerto, pelas 21.30 horas, no Auditório Municipal, com ‘Orquestra Nova de Guitarras’.