Sabugal


O Sabugal inaugurou o Maior Presépio Natural, no dia 8 de Dezembro, em ambiente de festa, com uma parada de Natal e concerto pelo grupo Alma Mater.
Até ao dia 7 de Janeiro, esta iniciativa inclui Mercadinho de Natal, Pista de Gelo Ecológica, Animação de Rua e Infantil, Exposição de Eco-Árvores e muitas outras surpresas para toda a família.
A autarquia explica que “o ‘Sabugal Presépio’ – O Maior Presépio Natural reveste-se de um simbolismo ímpar que pretende envolver os locais e atrair mais visitantes”.
Com uma ocupação de cerca de 1.500 m2, o Maior Presépio Natural é construído com recurso a materiais recolhidos na natureza, tais como troncos de castanheiros, heras e musgos. Esta recriação contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade, a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante do mesmo.
Na edição deste ano, a pista de gelo ecológica volta ao Largo da Fonte, espaço que serve igualmente de pano de fundo à exposição de sensibilização ambiental de Eco-Árvores criada por Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações e Comunidade Escolar. O mesmo espaço também acolhe o Mercadinho de Natal, uma iniciativa promovida em parceria com a ADES – Associação Empresarial do Sabugal, que oferece uma variedade de produtos e de artesanato.
A pensar do comércio tradicional, os comerciantes foram desafiados a participar com as ‘Montras de Natal’ tendo como referência a temática dos elementos naturais.
O Museu do Sabugal acolhe uma exposição colectiva de presépios elaborados a partir de diferentes tipos de materiais.
O programa também integra actividades pelas freguesias do concelho, muitas das quais se encontram engalanadas a rigor durante este período festivo.
A passagem de ano é celebrada com espectáculos pirotécnicos nas cinco vilas medievais – Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior.