Sortelha


O Projecto Entrelaços, corporizado na Aldeia Histórica de Portugal de Sortelha, começou o ciclo produtivo de uma linha de mobiliário e de decoração com Marca Aldeias Históricas de Portugal. Aliar a técnica tradicional, à utilização de recursos endógenos (bracejo) e à criatividade dos designers foi o desafio deste projecto.
O percurso marcado por diversas acções de concertação entre agentes, criação de protótipos, teste de produto no mercado, sessões de esclarecimento, workshops e acções de formação-acção, prossegue agora com a criação de 5 postos de trabalho directos (4 artesãos e um coordenador). Colaboram com o atelier dois designers e uma empresa local responsável pela recolha e tratamento da matéria-prima (bracejo). Este atelier tem como primeiro desafio a produção de peças decorativas e de mobiliário para o Hotel Termal do Cró.
Desenvolver projectos sustentáveis, inovadores e inclusivos foi o desígnio que uniu a Associação Aldeias Históricas de Portugal, Câmara Municipal de Sabugal, Junta de Freguesia de Sortelha, IEFP-Guarda, CEARTE e a Empresa Radial Redonda.
O ciclo produtivo de mobiliário, para o Hotel Termal do Cró, teve início no dia 11 de Fevereiro.