Soito


A GNR deteve e constituiu arguidos dois homens de nacionalidade espanhola, residentes no Soito, no concelho do Sabugal, pela alegada prática de crimes de furto, posse ilegal de armas e cultivo de estupefacientes.
De acordo com fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, um dos suspeitos, de 46 anos, já está detido a aguardar a extradição para Espanha, após detenção pela Polícia Judiciária da Guarda, a pedido das autoridades espanholas, pela prática de crime de furto qualificado naquele país. O homem que se encontra preso e que na quarta-feira, dia 27 de Janeiro, foi ouvido em Tribunal, foi constituído arguido neste processo após a GNR ter realizado buscas domiciliárias a um armazém industrial e a veículos na localidade do Soito. Durante a investigação, militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de Vilar Formoso detiveram ainda outro homem de nacionalidade espanhola, com 41 anos, estabelecido na vila do Soito, que foi constituído arguido e libertado, com a condição de se apresentar no Tribunal para primeiro interrogatório e aplicação de eventual medida de coacção.
Durante a acção foram apreendidas várias máquinas agrícolas e industriais (motosserras, rebarbadoras, berbequins, móveis de cozinha e de casa de banho, bombas submersíveis, entre outros objectos) alegadamente provenientes de furtos, bem como duas armas (uma de caça e outra de ar comprido) e duas plantas de cannabis sativa.
De acordo com a fonte da GNR, os homens são suspeitos “da prática de vários furtos na zona do Sabugal, durante o ano de 2015, não estando também afastada a hipótese da prática de outros furtos no lado espanhol”.