Sabugal


A Freguesia de Malcata, no concelho do Sabugal, inaugurou, no dia 18 de Junho, o Centro de Interpretação do Lince Ibérico. O espaço ocupa uma sala do antigo posto da Guarda Fiscal e pretende captar visitantes e divulgar o lince que noutros tempos povoou a Serra da Malcata.
A Junta de Freguesia avançou com a criação do Centro de Interpretação do Lince Ibérico para dar a conhecer aos visitantes o que é o lince, um animal que esteve completamente extinto na Serra da Malcata. O novo espaço interpretativo, que tem tudo o que diz respeito ao lince, aposta nas novas tecnologias e nos meios audiovisuais, com destaque para um vídeo que ajuda a conhecer a Serra da Malcata e o próprio lince.
O Centro de Interpretação do Lince Ibérico mostra o habitat natural, a alimentação e as pelagens deste felino que esteve em perigo de extinção.
A criação do Centro de Interpretação do Lince Ibérico representou um investimento global de 59 mil euros e foi apoiado em cerca de 50% por fundos comunitários e pela Câmara Municipal do Sabugal.
De acordo com a Freguesia de Malcata, na fase inicial de funcionamento, por falta de recurso humanos, as visitas ao Centro de Interpretação do Lince Ibérico serão realizadas por marcação prévia na Junta de Freguesia de Malcata.
Recorde-se que o município do Sabugal, com os municípios de Penamacor e de Castelo de Vide, e da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, integra o projecto Linx 2020, que visa a implementação de um sistema de conservação dos habitats de lince-ibérico e a recuperação das populações de coelho bravo.
O projecto “visa a implementação de um sistema de conservação dos habitats de lince-ibérico e recuperação das populações de coelho-bravo nas áreas dos Sítios de Importância Comunitária (SIC), como sejam os SIC de Malcata, de São Mamede e de Moura-Barrancos, geridos cooperativamente pelos membros da parceria e cujo funcionamento permite apoiar a recuperação das populações de coelho bravo no longo prazo”.