Sabugal


A exposição ‘A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto’ foi inaugurada esta quarta-feira, 1 de Junho e vai estar patente na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, até 31 de Agosto.
Esta mostra é composta por uma selecção de 27 fotografias a preto e branco do espólio de Eduardo da Costa Teixeira Pinto (1933-2009), premiadas a nível nacional e internacional.
‘A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto’ leva os visitantes até aos anos 50, 60 e 70 do século XX, às aldeias mais isoladas da serra do Marão, com as suas crianças tantas vezes descalças e até mesmo esfomeadas, ou à burguesia da vila e aos sonhos e esperanças dos seus dilectos filhos. Paisagens e rostos que bem poderiam ser representativos da região raiana do Sabugal.
As imagens captadas revelam as expressões fortes das crianças. Os seus olhares curiosos, a alegria das suas faces e a sua vivacidade cativaram a atenção do autor de tal forma que nos leva a imaginar histórias para cada uma delas.
A vasta obra de Eduardo Teixeira Pinto é dotada de um olhar poético sobre a realidade e fez de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do séc. XX, com fotografias que a sua família tem vindo a promover através de exposições itinerantes.
Com entrada livre, a exposição pode ser visitada até ao dia 31 de agosto, todos os dias, das 10.00 às 13.00 horas e das 14.00 às 18.00 horas.