Sabugal


O espectáculo ‘Unidos por um fio’ vai ser apresentado no dia 18 de Junho, pelas 21.30 horas, no Castelo do Sabugal. Este projecto artístico do Rancho Etnográfico e Folclórico do Refúgio (Covilhã), acontece em parceria com o Grupo Etnográfico do Sabugal (Sabugal), o Grupo de Bombos de Alpedrinha (Fundão), a Associação Cultural e Desportiva de GonçaloBocas – Grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo (Guarda) e o Grupo de Cantares da Toca da Mourada A.C.R.C. (Belmonte).
‘Unidos por um fio’ é um projecto cultural intermunicipal que envolve colectividades culturais do Sabugal, Belmonte, Fundão, Covilhã e Guarda, Municípios que integram a programação cultural em rede do Festival Cultural das Beiras, onde este espectáculo se insere.
A ideia originária emergiu do conceito de fio, afinal aquilo que nos liga, no nosso imaginário, na nossa realidade geográfica, no nosso “modus vivendi”, no nosso percurso histórico, nas nossas necessidades, ambições e sonhos. Tudo isto, ao fim de contas, são os fios de que se tece a nossa cultura comum, mas diversificada, tal teia de fios de cores diversas que o debuxador soube e sabe conceber para se tecer um belíssimo tecido.
O Festival Cultural das Beiras é co-financiado pelo Centro2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.