Sabugal


O espectáculo ‘Melhores Dias Virão’, um projecto artístico da Associação Cultural Badagoneiros, em parceria com a Aquilo Teatro e Histérico – Associação de Artes, desenvolvido no âmbito do Festival Cultural das Beiras, da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, foi apresentado no dia 10 de Junho, no Jardim do Auditório Municipal do Sabugal. O público foi convidado a relembrar memórias de histórias vividas ou contadas de duas realidades tão icónicas da Região das Beiras, Raia, Sabugal – o Contrabando e a Emigração.
Vítor Proença, Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, falou de um espectáculo ‘tão identitário, que retrata a nossa história, o nosso território e as nossas gentes”, ressalvando, ainda, a “qualidade do elenco” e a “importância do trabalho em rede, da participação da comunidade local e da partilha intercultural entre territórios”.
Este espectáculo de teatro pretende reflectir sobre o Contrabando e a Emigração.
‘Onde há raia há contrabando’. E há também histórias de contrabando. Histórias contadas pelas pessoas que no escuro da noite que seguiam por caminhos traçados e imaginados em direcção à raia. Ao cair da noite formavam-se grupos, traçavam-se caminhos, vigiava-se a guarda-fiscal e os carabineiros e desaparecia-se no escuro para ganhar a vida. Sempre com a ideia no pensamento de que melhores dias virão.
O Sabugal é o Município líder do Festival Cultural das Beiras que integra, igualmente, Belmonte, Fundão, Covilhã e Guarda, Municípios onde também será apresentado ‘Melhores Dias Virão’, que venceu o concurso de ideias da CIM Beiras e Serra da Estrela, em representação do Sabugal.
Este Festival, co-financiado pelo Centro2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, assenta num conceito de colaboração e cooperação entre as associações locais dos 5 Municípios, que se uniram com o desígnio de afirmar a cultura identitária das Beiras, reforçando a sua visibilidade e valorizando os artistas e grupos artístico-culturais locais.