Sabugal


A Associação GUIÃO, com sede no Palácio da Independência, em Lisboa, vai promover no Sabugal, no dia 3 de Abril, o seu III Encontro Nacional, que coincide com o 204.º aniversário da Batalha do Gravato que foi travada nas imediações do Sabugal.
O programa do encontro começa pelas 11.00 horas com a concentração dos Participantes no Museu do Sabugal, seguindo-se, meia hora depois, a deslocação ao local onde foi travada a Batalha do Gravato. Para as 12.30 horas está prevista uma visita ao Castelo do Sabugal, o único em Portugal com 5 quinas. Pelas 13.30 horas decorrerá um almoço convívio no Restaurante Mira Côa e para as 15.00 horas está agendada uma visita à aldeia histórica de Sortelha.
Refira-se que a Batalha do Gravato, que foi travada em 3 Abril de 1811, num lugar próximo do Sabugal, foi considerada como sendo o último confronto importante entre as tropas de Napoleão Bonaparte, comandadas por Massena, e as tropas anglo-lusas, sob o comando do Duque de Wellington, durante a 3.ª Invasão Francesa. Daqui os franceses foram obrigados a retirar, em direcção à espanhola Ciudad Rodrigo, tendo, na retirada, dado lugar ao Cerco de Almeida, entre 7 de Abril e 10 Maio 1811, onde permaneceu uma guarnição de aproximadamente 1.400 homens sob o comando do General Brenier. Wellington cercou de imediato a praça mas foi forçado a interromper esta operação para enfrentar novamente os franceses na Batalha de Fuentes de Oñoro, Espanha.
A Associação GUIÃO tem por objecto promover o culto da tradição e do espírito nacional com base na história da Lusitanidade, fomentar a cultura através da edição de publicações, organizar viagens de estudo no território nacional e onde a presença portuguesa estiver assinalada, constituir um arquivo histórico contemporâneo que recolha e trate o acervo reunido e doado pelos seus associados e participar em actividades de carácter marcadamente lusófono, entre outras.
Segundo a organização, no encontro agendado para o Sabugal estão já confirmadas as presenças de associados oriundos de Lisboa, Porto, Lourinhã, Monsanto e Guarda.