Sabugal


O Município do Sabugal e o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta promoveram a 25ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal, no dia 9 de maio, na Biblioteca Municipal do Sabugal.
Este encontro, dedicado à Literatura na Arte e intitulado “Da Página para o Palco”, teve como enfoque principal a transposição do texto literário para o teatro. A sessão foi dinamizada por Júlio Martin da Fonseca, Professor Auxiliar Convidado da Universidade Aberta, mas também actor, encenador, investigador, Director Artístico do Teatro Académico da Universidade de Lisboa, Coordenador do Gabinete de Estudos de Cultura, Artes Performativas e Audiovisuais do CLEPUL, e membro do Teatro Maizum.
Devido à impossibilidade de o Professor Júlio Martín da Fonseca se deslocar ao Sabugal, a sessão foi realizada via Zoom/Colibri, com os participantes presentes na Biblioteca. O convidado conjugou uma vertente mais informativa, onde abordou, em linhas gerais, a transposição de uma obra literária para os palcos, com uma vertente mais prática, onde realizou, com os participantes, exercícios de relaxamento, com técnicas de respiração, de dicção, de aquecimento e de projecção de voz.
Esta sessão permitiu adquirir algumas técnicas de consciencialização corporal e vocal, destinadas a facilitar o desenvolvimento das competências comunicacionais e relacionais, a muitos dos membros do Clube de Leitura do Sabugal que participam em peças de teatro amador, no âmbito da Universidade Sénior.