Sabugal


O Município do Sabugal estabeleceu um protocolo de cooperação com a Federação Portuguesa de Canoagem, com vista ao desenvolvimento desportivo da modalidade no concelho.
Esta colaboração, assente na estratégia Sabugal Respira Desporto, “pretende impulsionar a prática desportiva, formação, competição e lazer da canoagem, revitalizando uma modalidade que, pelo seu impacto e importância histórica e social, em muito pode contribuir para a promoção e valorização do concelho, complementando deste modo a oferta desportiva já existente e fomentando as parcerias entre Clubes, Federação, Escolas e Autarquia”.
Este protocolo está também associado à certificação da Estação Náutica Terras do Lince – Sabugal e respectiva integração na rede de Estações Náuticas de Portugal, processo que se iniciou em 2019, mas que em virtude da pandemia sofreu alguns reajustes.
No dia 4 de Março, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão de trabalho no âmbito do processo de certificação da Estação Náutica Terras do Lince – Sabugal e respectiva integração na rede de Estações Náuticas de Portugal.
Nesta reunião, que marca o retorno ao plano de trabalho anteriormente definido e que foi reajustado, os diversos parceiros puderam discutir a proposta de análise da futura Estação Náutica Terras do Lince, destacando-se as oportunidades e desafios que este projecto congrega.
Esta certificação surge na senda da estratégia ‘Sabugal Respira Desporto’ que tem vindo a ser desenvolvida no concelho, neste caso com o objectivo de dinamizar as condições aquáticas que o território dispõe, nomeadamente as albufeiras do Sabugal e de Alfaiates, além do rio Côa.