Sabugal


A Câmara Municipal do Sabugal vai apoiar, com 90 mil euros, as cinco entidades do concelho que gerem equipas de sapadores florestais. Os protocolos de colaboração entre a autarquia e as associações já foram assinados tendo em vista a atribuição das verbas.
O município explica que “estes protocolos estão fundamentados no Regulamento de Apoio ao Associativismo Concelhio, neste caso no que refere à prevenção, defesa e valorização do património florestal do concelho”. No decorrer deste ano vão ser transferidos 90 mil euros (15 mil euros por equipa) para a Acrisabugal – Associação de Criadores de Ruminantes e Produtores Florestais do Concelho do Sabugal (2 equipas), Coopcôa – Cooperativa Agrícola do Concelho do Sabugal, Comissão de Compartes da Freguesia de Aldeia Velha, Conselho Directivo do Baldio dos Fóios e Assembleia de Compartes da Freguesia de Malcata.
No âmbito da estratégia ‘Sabugal Respira Desporto’, as equipas de sapadores florestais ficam responsáveis pela vigilância activa e acções de defesa da floresta em todos os percursos pedestres: PR – Pequenas Rotas e GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas, bem como percursos de BTT.