Sabugal | Bendada


O Bendada Music Festival é um curso de verão intensivo, com uma combinação única de aulas diárias de instrumento, ensaios de música de câmara e concertos, que terá lugar de 16 a 31 de Julho, na Bendada, no concelho do Sabugal, com o lema “cultura contra a desertificação”.
A 7ª edição do Bendada Music Festival apresenta “um programa de concertos pelo concelho do Sabugal, bem como um programa educativo para crianças e jovens”, segundo a organização do evento que tem Inês Andrade como directora artística.
Os programas pedagógicos estão divididos por níveis e idades, com “Divertimento Music Camp” e a “Artist Academy”.
O Divertimento Music Camp do Bendada Music Festival, de 16 a 21 de Julho, proporciona uma semana cheia de música e experiências inesquecíveis a pequenos músicos. Com aulas individuais e actividades em grupo, este curso incute nos alunos um crescente conhecimento musical, incentiva o aumento da auto-estima e do espírito de equipa e fomenta a criação de novas amizades.
O Divertimento Music Camp está aberto a alunos de piano, violino, viola, violoncelo, clarinete, flauta e guitarra dos 8 aos 13 anos. Para além das aulas instrumento, os alunos são convidados a participar em ensaios de coro, workshops e actividades lúdicas.
A Artist Academy, de 22 a 31 de Julho, é um curso de verão intensivo para alunos de violino, viola, violoncelo, clarinete, flauta, guitarra, canto e piano que demonstrem ter uma grande aptidão musical e dedicação ao seu instrumento.
Todos os alunos admitidos na BMF Artist Academy podem participar no BMF Concerto Competition. Os vencedores do concurso irão tocar a solo com a Orquestra Sem Fronteiras, dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares, no Castelo do Sabugal, no dia 29 de Julho.
Este ano, o festival musical do concelho do Sabugal vai receber alunos de vários países europeus, da América do Norte e da América Latina, que estudam música em reconhecidos conservatórios e universidades.
O programa do Festival inclui concertos na aldeia de Bendada, na vila de Soito e na cidade do Sabugal.
No dia 22, às 21.00 horas, na Bendada, ao ar livre, terá lugar o concerto de abertura, pela Orquestra Sem Fronteiras, dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares, tendo como solista o pianista italiano Edoardo Carpenedo.
No dia 24, às 21.00 horas, os artistas e os professores do festival atuam no auditório da Casa da Música da Bendada.
No dia 27, no Soito, os alunos da Artist Academy apresentam um programa variado com peças corais e de música de câmara, na Igreja Matriz, às 21.00 horas.
No dia 29, às 21.30 horas, decorre no castelo do Sabugal um concerto dos alunos mais avançados, que vão apresentar-se a solo com a Orquestra Sem Fronteiras, dirigida pela maestrina Débora Andrade.
No dia 30, vai decorrer uma “Maratona Musical ao Luar”, um evento com música, iguarias tradicionais e vinhos da região, das 18.00 às 22.00 horas.
No dia 31 de Julho, pelas 17.00 horas, terá lugar a gala de encerramento do Bendada Music Festival 2022.
O evento é apoiado pelo município do Sabugal e pela Junta de Freguesia da Bendada.