Sabugal


A Freguesia da Bendada, no concelho do Sabugal, e a comuna de Musile di Piave, na área metropolitana de Veneza, Itália, firmaram recentemente um acordo de cooperação na área cultural. Luciano Carpenedo, vereador da Cultura do Município de Musile di Piave, António Robalo, presidente da Câmara Municipal do Sabugal, e Jorge Dias, presidente da Junta de Freguesia da Bendada, estabeleceram as bases de um protocolo de cooperação entre as duas localidades sobretudo no domínio da educação e da difusão musical. A reunião decorreu na sede da Junta de Freguesia da Bendada e incluiu uma visita à Casa da Música da Bendada, obra inaugurada em Agosto de 2015, por onde já desfilaram dezenas de artistas de vários países.
O objectivo do intercâmbio é fomentar sinergias entre aquelas duas aldeias, especialmente no que respeita à troca de conhecimento, pois tanto a Bendada como Musile di Piave têm forte tradição na área da formação musical. A Bendada tem uma Banda Filarmónica com 147 anos e uma escola de música com mais de duas décadas de existência. Por seu turno, Musile di Piave é sede de uma das escolas de música mais conceituadas de Itália, actualmente frequentada por mais de 200 crianças e jovens de vários pontos daquele país. Tanto da Bendada como de Musile di Piave saem regularmente jovens talentos que depois prosseguem carreiras musicais de nível internacional. Com este acordo agora firmado entre as duas localidades pretende-se que crianças e jovens de ambos os países possam visitar-se mutuamente e alargar dessa forma o âmbito da sua formação musical, com base na troca de experiências e conhecimento. O primeiro passo para esta plataforma de cooperação vai traduzir-se numa candidatura conjunta ao programa comunitário Europa Criativa (sub-programa Cultura), até final deste ano. O passo seguinte é a angariação de mais uma aldeia cultural, noutro país comunitário, que partilhe dos mesmos objectivos, sobretudo na área musical.
Na base deste projecto está o facto de tanto a Bendada como Musile di Piave se integrarem em territórios de baixa densidade, sendo que os responsáveis de ambas as localidades acreditam que vai ser possível demonstrar a toda a União Europeia que é possível salvar duas aldeias do abandono, da desertificação e do fantasma da interioridade, através de uma aposta forte na Cultura, e em especial na área musical.
Luciano Carpenedo referiu estar muito orgulhoso e entusiasmado por ter realizado esta parceria, referindo esperar “que este seja o início de uma longa colaboração entre Musile di Piave e Bendada, com o apoio do Município do Sabugal”.
Já António Robalo, presidente da Câmara Municipal do Sabugal, espera que este acordo possa acabar por ajudar à promoção dos territórios em que ambas as localidades se situam. “A Bendada já provou ao longo do último ano que tem enormes valores culturais e o que agora estamos aqui a falar é do início de um processo de internacionalização que se espera frutuoso para ambos os países”, disse.