Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo da Serra DOP


A Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo da Serra DOP (Denominação de Origem Protegida) vai apresentar a nova rotulagem uniforme do Queijo Serra da Estrela, nas feiras que vão decorrer, nas próximas semanas na região.
A Denominação de Origem Protegida é uma denominação exigente, que garante a qualidade e autenticidade, intrinsecamente ligada às características estipuladas: O queijo é produzido na área geográfica de produção da Serra da Estrela; É elaborado apenas com leite cru proveniente de ovelhas de raça autóctones, Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, alimentadas exclusivamente de pasto natural da área geográfica de produção da Serra da Estrela.
Ao leite apenas poderá ser adicionada a flor do cardo e sal. O queijo, após o período de maturação, é submetido periodicamente a um painel de prova acreditado pelo IPAQ e provadores acreditados, que avalia o seu sabor, textura, aroma, no cumprimento rigoroso das regras de produção do Serra da Estrela DOP.
A DOP está circunscrita aos concelhos de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.
A Estrelacoop é o agrupamento gestor da DOP dos queijos Serra da Estrela e Serra da Estrela Velho, do requeijão Serra da Estrela e do borrego Serra da Estrela.